Amar os inimigos

Write by:

Será possível estender o amor até mesmo aos inimigos? Este sentimento sublime, que nos torna doces para com o amigo, que nos permite sentirmos felicidade com sua simples presença, será possível de ser direcionado aos inimigos?

O amor é uma atitude interior que se expande como acontece com o ar, que a tudo e a todos vitaliza.

Em se falando dos criminosos, a Lei de caridade diz que devemos ter para com eles compaixão.

Será possível nos compadecermos por alguém que nos tirou a paz, retirando do nosso lado o esposo amado, matando-o em um momento de loucura?

Será possível amar alguém que nos usurpou os bens, enganando-nos e nos deixando na quase miséria?

Analisando a questão dos que nos fazem mal, é sempre oportuno recordar que o criminoso é um doente e em si mesmo já muito infeliz.

Além disso, temos que considerar fatores sociais, econômicos e emocionais que conduzem à alucinação, ao crime e a delinquência.

Punir tais criaturas é reagir com ódio. Cobrar o erro com a vingança é ser pior do que o criminoso. O juiz, que dita sentenças em nome da sociedade, graças aos conhecimentos que possui, deve ser sadio emocionalmente e equilibrado nas suas decisões, a fim de ser melhor do que o criminoso.

O ódio é vingador e a vingança expressa primitivismo do homem. Portanto, não é justiça.

A técnica do amor receita para o delinquente a terapia do afastamento temporário da sociedade, exatamente como um enfermo portador de doença contagiosa.

Precisa ser tratado, para se reintegrar à sociedade dos sadios, depois.

O amor reabilita moralmente o caído, oferecendo-lhe recursos para a recuperação. Permitir que o criminoso repare os males praticados com ações dignas e compensadoras, eis a chave mestra da renovação do mundo.

Matar o assassino não devolve a vida à vítima, nem diminui a saudade de quem lamenta a ausência do amado. Amputar os dedos ou as mãos do ladrão não devolve o furto ao seu dono, que continua lesado.

Arrancar a língua do caluniador não repara os males que a acusação falsa já espalhou pelo mundo…

Quando o amor penetrar o íntimo dos homens, o ódio, que é doença do egoísmo, cederá lugar à fraternidade e à compreensão.

Por isso mesmo é que Jesus alertou: Ouvistes o que foi dito aos antigos: amarás o teu próximo e aborrecerás o teu inimigo. Eu porém vos digo: amai os vossos inimigos, orai pelos que vos perseguem e caluniam para que vos torneis filhos de Deus sobre a Terra.

Se amardes somente aos que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim também os criminosos entre si e todos os homens de má vida?

*   *   *

O amor, em qualquer expressão, é a presença do Pai Criador sustentando a vida e dignificando as Suas criaturas.

Um dia, Ele haverá de triunfar sobre todas as circunstâncias e regerá todas as vidas.

Ao estabelecer a Lei de amor aos adversários, Jesus instaurou a era da misericórdia, que haveria de preceder a do amor real.

Ele mesmo viveu durante todo o Seu ministério a Lei do amor e por ela deu a vida.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 4 do livro Luz do mundo e
 no cap. 8 do livro Pelos caminhos de Jesus, ambos pelo Espírito 
Amélia Rodrigues, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.
Em 08.12.2009.


Recommended Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.