Os Ibejis – As Crianças de Umbanda

São Cosme e São Damião são Entidades ligadas muito estreitamente a Oxalá, são um de seus braços de luz espiritual sobre o mundo. Possuem força suficiente para atender a nossos apelos de proteção contra demandas e malefícios e a nossos pedidos de amparo e proteção para as crianças, principalmente quando estas se encontram enfermas.

São Entidades puras, extremamente positivas, amorosas e caridosas, a serviço do bem, mantém distância de pessoas interesseiras, invejosas, de pensamentos negativos, maldosos, perversos, egoístas e vingativos, apesar de também serem vigorosos e fortes combatentes do mal.

As Entidades que trabalham nessa linha são espíritos de crianças que também são chamadas de Erês. São porta-vozes das mensagens dos Orixás através de suas palavras de carinho e pureza. Comumente se apresentam em alguns Templos quando da homenagem a um Orixá ou mesmo a uma Entidade, quando esta não se apresenta, trazendo mensagens profundas e mesmo complexas, no intuito de orientação, esclarecimento e do toque da sensibilidade e do íntimo das pessoas.

Apresentam gestos e voz de criança e transmitem irradiações muito fortes e puras de sentida e percebida intensidade, portanto tem muita facilidade de atuação na cura de dores, dos males físicos, da mente e da alma.

Eles vão, com suas conversas inocentes envolvendo os consulentes, sutilmente trabalhando seu íntimo, regenerando seus Chacras para reequilibrá-los, eles conseguem penetrar em nosso íntimo e identificar nossas angústias, nossos sofrimentos, nossas emoções. Seus trabalhos, além da grande força espiritual que já trazem, também recebe todo um respaldo do plano espiritual de luz, o que os torna ainda mais fortes e capazes, portanto se diz que, o que um Erê fez, somente um Erê tem o poder de tirar.

Seu dia na Umbanda é 27 de setembro, a entrega em homenagem a Cosme e Damião com doces, balas, pirulitos, cocadas, guaraná. Seus domínios, ambientes naturais de manifestação e atuação são em jardins, parques, extensos gramados, cachoeiras, praias, locais com muitos recursos naturais, riachos e rios calmos, campos na florada. São espíritos de grande força espiritual, totalmente contrária à figura que se tem de uma criança. Julga-los frágeis e fracos e de fato um grande erro, pois depois de Oxalá são os únicos que dominam totalmente as fontes de energia da natureza, do poder mágico dos sentimentos e vibrações mais puras de luz intensa.

 

 

 

 

Fonte:http://www.caboclopenaverde.com.br/index.php/tema-da-semana/130-cosme-damiao-e-doum-ibeji-eres-criancas