Oxum, deusa das cachoeiras, das águas doces e dos rios, deusa da DOÇURA e do AMOR, da BELEZA, riqueza e da prosperidade, deusa da FECUNDIDADE e FERTILIDADE, orixá da maternidade que ama as crianças, protege a vida e tem função de cura. Oxum favorece a conquista da riqueza espiritual e a abundância material. Atua na vida dos seres estimulando em cada um os sentimentos de AMOR, fraternidade e união.
Oxum é símbolo da sensibilidade e muitas vezes derrama lágrimas ao incorporar em alguém, característica que se transfere a seus filhos, identificados por chorões.
Características dos Filhos de Oxum
Os filhos da Oxum amam espelhos, jóias caras, ouro, são impecáveis no trajar e não se exibem publicamente sem primeiro cuidar da vestimenta, do cabelo e, as mulheres, da pintura. As pessoas de Oxum são vaidosas, sensuais, adoram perfumes, roupas bonitas, tudo que se relaciona com a beleza. São mulheres graciosas e elegantes, das mulheres que são símbolo do charme e da beleza. Voluptuosas e sensuais, porém mais reservadas que as de Iansã. Elas evitam chocar a opinião pública, a qual dão muita importância. ” Sob sua aparência graciosa e sensuais, escondem uma vontade muito forte e um grande desejo de ascensão social”. Os filhos de Oxum são discretos, pois, assim apreciam o destaque social, temem os escândalos ou qualquer coisa que possa denegri a imagem de inofensivos, bondosos, que constroem cautelosamente.
A imagem doce, que esconde uma determinação forte e uma ambição bastante marcante.Os filhos de Oxum tem tendência para engordar. São boas donas de casa e companheiras. São muito sensíveis a qualquer emoção, calmos, tranquilos, emotivos, normalmente têm uma facilidade muito grande para o choro.
O arquétipo psicológico associado a Oxum se aproxima da imagem que se tem de um rio, as águas que são seu elemento; aparência de calma que pode esconder correntes, buracos no fundo, grutas tudo que não é nem reto nem direto, mais pouco claro em forma, cheio de meandros. Seu maior defeito é o ciúme.
Lendas da Oxum
Como Oxum Conseguiu Participar das Reuniões dos Orixás
Logo que todos os orixás chegaram a terra, organizavam reuniões das quais mulheres não poderiam participar. Oxum, revoltada por não poder participar das reuniões e das deliberações, resolve mostrar seu poder e sua importância tomando estéreis todas as mulheres, secando as fontes, tomando assim a terra improdutiva, Olorum foi procurado pelos orixás que lhe explicaram que tudo ia mal na terra, apesar de tudo que faziam e deliberavam nas reuniões.
Olorum perguntou a eles se Oxum participava das reuniões, foi quando os orixás lhe disseram que não. Explicou-lhes então, que sem a presença da Oxum e do seu poder sobre a fecundidade, nada iria dar certo. Os orixás convidaram Oxum para participar de seus trabalhos e reuniões, e depois de muita insistência, Oxum resolve aceitar, imediatamente as mulheres tornaram-se fecundas e todos os empreendimentos e projetos obtiveram resultados positivos. Oxum é chamada Iyláòde, título conferido a pessoa que ocupa o lugar mais importante entre as mulheres da cidade.
Sincretismo Religioso
Nossa Senhora da Conceição – 08 de Dezembro
Oração a Nossa Senhora da Conceição