Expressão Iorubá “Yèyè omo ejá” “Mãe cujos filhos são peixes” comemorada em 31 de dezembro, 02 de fevereiro e 15 de agosto. Iemanjá é a deusa da nação de Egbé, nação esta iorubá onde existe o rio Yemojá (Yemanjá). No Brasil, rainha das águas e mares.
Orixá muito respeitada e cultuada é tida como a mãe de quase todos os orixás, por isso a ela pertence a fecundidade. É protetora dos pescadores e jangadeiros.
Iemanjá é força da natureza que tem papel muito importante em nossas vidas, pois é ela que rege nossos lares, nossas casas. É ela que dá o sentido da família as pessoas que vivem debaixo de um mesmo teto. Ela é a geradora do sentimento de amor no seu ente querido, que vai dar sentido e personalidade ao grupo formado por pai, mãe e filhos tornando-os coesos.
Rege as uniões, os aniversários, as festas de casamento, todas as comemorações familiares. É o sentido da união por laços consanguíneos ou não. Apesar dos preceitos tradicionais relacionarem tanto com Oxum como Iemanjá a função da maternidade, pode estabelecer-se uma boa distinção entre esses conceitos. As duas orixás não rivalizam (Iemanjá praticamente não rivaliza com ninguém, enquanto Oxum é famosa por suas pendências amorosas que a colocaram contra Iansã e Obá).
Cada uma domina a maternidade num momento diferente. A majestade dos mares, senhora dos oceanos, sereia sagrada, Iemanjá é a rainha das águas salgadas, regente absoluta dos lares, protetora da família. Chamada também Deusa das pérolas, é aquela que apara a cabeça dos bebês no momento do nascimento.
Arquétipo dos Filhos de Iemanjá
Pelo fato de Iemanjá ser a criação, sua filha normalmente tem um tipo muito maternal. Aquele que transmite a todos a bondade, confiança, grande conselheira. É mãe. Sempre tem os braços abertos para acolher, junto de si todos aqueles que a procuram. A porta de sua casa sempre está aberta para todos e gosta de tutelar pessoas. Tipo a grande mãe. Aquela mulher amorosa que sempre juntas os filhos dos outros com os seus.
O homem filho de Iemanjá carrega o mesmo temperamento; é o protetor. Cuida de seus tutelados com muito amor. Geralmente é calmo e tranquilo, exceto quando sente-se ameaçado na perda de seus filhos, isto porque não divide isto com ninguém. É sempre discreto e de muito bom gosto. Veste-se com muito capricho. ë franco e não admite a mentira.
Sincretismo com a Igreja Católica
No sincretismo religioso, Iemanjá é associada a outras Santas, na igreja católica é Nossa Senhora das Condeias, Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria. Em cada religião do Brasil, Iemanjá é festejada em diferentes datas.
No Rio de Janeiro é festejada no dia 31 de Dezembro, com a passagem do ano e no dia 15 de agosto, como Nossa Senhora da Glória. Na Bahia sua data é comemorada no dia 02 de fevereiro, e em Santos SP, o dia de Iemanjá é comemorado no dia 08 de dezembro na Praia Grande.